O mais novo portal de informações automotiva do Brasil.

Você sabia?

Tudo que você precisa saber para ter um Engate no seu carro!

News

O engate de reboque (ou rabicho) é um item de extrema utilidade, porém, o conceito de rebocar não é mais seu destaque.

Criado para puxar reboques, trailers e carretinhas, o engate ganhou destaque no mercado simplesmente pela proteção que proporciona na traseira do veículo.

Quando há uma colisão traseira ou uma simples encostada no ato de estacionar, o engate protege o para-choque e a pintura do carro. Por isso, o engate atualmente é mais utilizado para evitar dano ao seu carro do que propriamente rebocar algo.

Sua popularidade no mundo automotivo fez com que o CONTRAN criasse uma lei específica para seu uso (Resolução 197 e 234). Foi aí que veio o problema:

  1. A bola do engate precisa ser maciça e no formato de esfera. (Antigamente utilizavam vários formatos, como de cabeça de cavalo que poderia prejudicar algum motociclista que colidisse com a traseira do veículo.)
  2. Toda a instalação elétrica precisa estar operante e em perfeito funcionamento, sem a utilização de nenhum dispositivo de iluminação.
  3. Seu engate precisa ser autorizado pelo INMETRO, além de ter a plaqueta original da marca.
  4. Isso não depende de você, porém, as montadoras precisam informar no Manual do Proprietário os devidos pontos de fixação para uma melhor instalação.
  5. E por último, o engate não deve comprometer a visualização da placa.

CUIDADO! O engate não homologado (também conhecido como engate estético), só serve para complementar o visual do veículo, não podendo ser utilizado para nenhuma das funções já citadas, além de que uma batida em sua traseira pode acarretar o desalinhamento da estrutura, pois, é fixado na caixa do estepe.

Levando em conta todos os critérios exigidos por lei, a Nagami trabalha com os melhores modelos de engate fabricados atualmente, proporcionando a tração perfeita para o reboque, proteção e um visual agradável para os mais exigentes. Conheça um pouco mais dos nossos modelos!

rodape

Dicas Curiosidades Você sabia?

Diferença entre pinturas: Sólida, Metalizada e Perolizada!

Curiosidades Você sabia?

A Hora do Adeus! A trajetória do Fiat Palio que se aposenta em 2018!

Dicas Curiosidades Você sabia?

Tudo que você precisa saber sobre a grade difusor de ar!

Comentários