Diferença entre pinturas: Sólida, Metalizada e Perolizada!
Na hora de comprar um carro novo, quando a questão é a pintura, basta apenas escolher a cor, certo? Não é exatamente assim...
A maior parte dos modelos disponíveis no mercado é oferecida com três tipos de pinturas, cada uma com custo e efeitos visuais distintos: pintura sólida (ou lisa), metálica ou perolizada.
As pinturas sólidas também são chamadas de cores lisas, que contém apenas pigmentos de cores. “Elas não apresentam partículas de efeito na sua composição e, por isso, são enxergadas da mesma maneira independente do ângulo de observação”, explica Ricardo Vettorazzi - gerente técnico do laboratório de repintura da PPG, fornecedora de várias fabricantes instaladas no Brasil.
Já as pinturas metálicas carregam partículas de alumínio em sua composição, que refletem a luz e causam o efeito brilhante nas cores. Este tipo apresentanda uma leve mudança de tonalidade quando se altera o ângulo de observação e da incidência da luz.
O diferencial da pintura perolizada, como o nome sugere, é a presença de partículas de pérola. Elas são responsáveis por causar o fenômeno da interferência, o interessante efeito da mudança de tonalidade ao se observar o veículo de ângulos diferentes. Além disso, enquanto os dois outros tipos de pintura são compostos por duas camadas (da pintura em si e do verniz protetor), a perolizada tem uma camada extra, aplicada entre as duas, de resina misturada com as partículas de pérola.
A pintura sólida é normalmente oferecida sem custos adicionais na configuração básica dos modelos. A pintura metálica e a perolizada são oferecidas como opcionais.
Embora o lado estético das tintas seja o que mais chama a atenção dos consumidores, a evolução mais notável diz respeito à durabilidade, independente se é sólida, metálica ou perolizada. Todas contam com a aplicação de uma camada de verniz que protege a pintura - e também a chapa metálica contra a corrosão.
Para manter a pintura do carro daquele jeito que dá gosto de ver, não há nenhum cuidado específico para a pintura metalizada ou a perolizada. Segundo especialistas, valem as mesmas recomendações para os três tipos:
- Evite deixar o carro estacionado em locais descobertos. Sempre que possível, o veículo deve ficar em local protegido do sol, chuva, sereno e poluição.
- Lave sempre o veículo na sombra, utilizando shampoo de pH neutro.
- Não utilize querosene, solventes ou qualquer outro produto químico na lavagem do veículo. E, caso haja contato desse tipo de produto com a pintura (por exemplo, durante o processo de abastecimento), lave o local atingido imediatamente com água.
- Também lave com água, o mais rápido possível, locais atingidos por fezes de aves, seiva de árvores ou qualquer resina vegetal.
- Faça aplicação regular de cera automotiva e o polimento da carroceria, o que ajuda a preservar a superfície do verniz.
- Em regiões litorâneas, é preciso ter um cuidado especial para evitar o acúmulo de areia nas guarnições de borracha - o atrito pode desgastar o verniz e se transformar em uma porta de entrada para um processo de corrosão.
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